Instalando Bazaar server como serviço em windows server 2008

22 Mar 2010

[ Bzr , Bazaar , Windows ]

Aqui na empresa estamos usando o Bazaar como sistema de controle de versío. Estamos utilizando um repositório compartilhado em rede, mas estamos tendo muitos problemas com o Bazaar nío conseguindo liberar os locks das pastas apí³s dar commits.

Sendo assim, decidi tentar usar o  servidor especí­fico do Bazaar no Windows, instalando-o como um serviço.

Seguem os passos para instalá-lo no Windows Server 2008:

1 - Instalar o Bazaar normalmente no Windows Server.

2 - Instalar o  Resource Kit Tools. Esta versío é para Windows Server 2003, mas nío tive problemas usando-o no 2008 (nío encontrei versío do Resource Kit Tools para o 2008). Precisamos do Resource Kit Tools porque ele contém o Srvany, que permite instalar qualquer executável como um serviço do Windows.

3 - Criar um serviço para o Bazaar: na linha de comando do Windows Server, digite ‘sc create bzr_server binPath= C:\\Program Files (x86)\\Windows Resource Kits\\Tools\\srvany.exe DisplayName= \“Bazaar Server\”’, levando em conta o caminho correto de onde o Resource Kit Tools foi instalado.

4 - Devemos agora configurar qual executável o srvany irá rodar como serviço. Para isso devemos editar o registro do Windows com o programa ‘regedit’. Procure pela chave HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\CurrentControlSet\\Services\\bzr_server, e adicione uma chave chamada ‘Parameters’. Dentro da chave Parameters, crie um valor do tipo string chamado ‘Application’ e tendo como valor o caminho para o bzr server. No meu caso ficou assim:  

bzr server –directory=G:\\Repositorios –port=0.0.0.0:4155 –allow-writes

Pronto! Basta agora iniciar o serviço no Windows e vocíª deverá conseguir acessar o repositorio. Para testá-lo vocíª pode tentar o seguinte comando:

bzr check bzr://localdarede/pasta_do_repositorio

Espero que agora os problema com break-lock se resolvam =S